segunda-feira, 11 de abril de 2011

A mudança de curso na UnB e suas falhas

Não há nada pior que cursar disciplinas novamente, por falta de aproveitamento de créditos. Como é possível uma mesma universidade, com cursos de graduação semelhantes, ter tantas disparidades nos currículos destas?

Tenho conhecimento da atualização nos projetos pedagógicos que podem modificar substancialmente os currículos dos cursos, mas há um grande problema. Não estamos aprendendo o suficiente para que disciplinas com nomes diferentes não sejam consideradas? Não acham que seja um tanto quanto injusto? 

Concordo que aqueles que cursaram as disciplinas há pelo menos 10 anos, não se recordem do conteúdo ensinado. É certo que necessitem passar por alguma avaliação ou tenham que fazer a disciplina pela segunda vez. Entretanto, nós que temos o currículo atualizado, não podemos ser valorizados? 

Estou comentando isso, pois fiquei indignada que consideraram apenas 6 créditos em Ciências Biológicas de 116c de Enfermagem que cursei. É uma situação banal. Se estudasse no mesmo campus, poderia ter o pré-requisito de 16c em disciplinas obrigatórias ou optativas do curso pretendido.

Além de toda essa inconvêniência, eles não aceitam disciplinas que tenham crédito concedido e é exatamente Inglês Instrumental 1 que não pode ser aproveitado. Logo a disciplina que possuo 4 créditos, optativa para Ciências Biológicas! Terei que fazer a prova de novo, de qualquer modo.

Neste semestre cursei duas disciplinas de Ciências Biológicas que concedem 8 créditos. Ainda estou pensando se irei fazer a mudança de curso ou se entrarei em Ciências Biológicas noturno pelo vestibular e solicitarei o duplo curso no final, pois quero ter tanto a habilitação de licenciatura quanto a de bacharelado. Sim, talvez entre no magistério, pois adoro pesquisar.

Como não estou interessada no curso de Enfermagem, quero fazer algo que me agrade. E o mais indicado tem sido o curso de Ciências Biológicas...

Agora é só estudar! Gambatte ne! (^ . ^)v


Nenhum comentário: