sábado, 16 de abril de 2011

Reflexões sobre viver

Tenho pensado na vida e percebido o quanto ela é valiosa. Não quero fazer nenhuma reflexão filosófica, mas pessoal. 

Vivemos em uma sociedade individualista, em que as pessoas pensam em si próprias, não vêem ou esquecem do sofrimento alheio. Muitos se perguntam, "para quê me importar?".Quem sou eu para mudar o modo como os outros pensam. Quero passar apenas o que sinto. 

Acredito em uma corrente do bem, onde uma pessoa faz um gesto de gentileza ao outro, este passa ao próximo e assim sucessivamente. Por exemplo, você é educado com um atendente, este será mais receptivo a um novo cliente, este cliente tratará a esposa com carinho e por aí em diante. Claro que essa corrente pode acabar na primeira pessoa, depende de como o gesto será passado ou retido. Se cada um fizer a sua parte, ajuda bastante.

Uma palavra que motiva a nunca deixar obstáculos serem mais fortes do que minha vontade de viver é a determinação. Mesmo quando falho, posso ficar abalada momentaneamente, mas não deixo este pensamento me consumir. Faço contínuas auto-análises do modo como ajo ou deixei de agir em alguma situação. Houve sim um período em que tive falta de vitalidade, porém sempre possui metas e sonhos em mente. Eles me incentivaram a sair da depressão e crescer cada vez mais. Hoje, tenho ainda resquícios de um emocional afetado, entretanto logo consigo contornar as situações adversas refletindo e agindo de modo consciente.

Quantos são aqueles jovens que têm indecisões nas suas vidas? Estou incluída nesse grupo. Não sei o que seguir na minha carreira profissional. O jeito é experimentar cada área que me interessa. Pode demandar o tempo que for, o importante é ser feliz e gostar do que for fazer. Sempre me dedico o máximo, mesmo que não seja algo que eu goste.

As cinco palavras que movem a minha vida são a determinação, a dedicação, a sabedoria, a reflexão e os sonhos. Posso agir por impulso quando estou descontente com algo, mas no momento em que revejo minhas atitudes, começo a analisar o que fiz. Se foi correto ou não, se há outro caminho a ser tomado.

A determinação começa quando coloco um pensamento em mente e não desisto até concluir ou alterá-lo. Persisto por muito tempo, mesmo que isso afete minha saúde. A partir do momento que não é possível continuar, mudo o jeito de pensar.

A dedicação está presente em todos o momentos da minha vida, principalmente em relação ao meu perfil acadêmico. Sempre faço o que posso e me dedico ao máximo às atividades que exerço. Fico esgotada, todavia sinto-me realizada, pois sei que fiz o melhor. Isso me deixa muito satisfeita e feliz comigo mesma.

A sabedoria é proveniente do pensar e agir. Sempre faço um balanceamento de prós e contras que venho a ter com alguma situação. Erro bastante, mas aprendo com eles. Errar é humano, uma característica inerente a nós.

A reflexão parte do que faço no meu dia-a-dia. Observo o que falo às pessoas, como as trato, o modo que me expresso. Tenho descoberto muitos defeitos e muitas qualidades. Nunca analiso sozinha, sempre tenho alguém para me guiar.

Finalmente, os sonhos. Se for considerar a importância, diria ser o mais motivador da minha vida. Vivo sonhando e imaginando o futuro. Contudo, é necessário concretizar e pôr os pés no chão. Não adianta pensar na vida sem agir. Tornamos tolos alienados se não nos movemos. Esta ilusão também pode levar ao fracasso. É o momento em que temos a desilusão e a vida não nos parece bela como imaginamos. Jamais deixe que a perda da esperança possa tirar sua vontade de viver. Seja perseverante e realize seus desejos, por mais que pareçam inatangíveis.

Quanto aos meus defeitos, os mais evidentes são o planejamento excessivo e o perfeccionismo.

O planejamento pode ser benéfico ou maléfico, depende da situação em que o utiliza. Para mim, ele contribui com os inúmeros desentendimentos que tenho com as pessoas, inclusive amigos. Planejar um encontro com alguém querido pode levar à frustração, principalmente se não ocorrer como quer. O jeito é deixar acontecer naturalmente, sem previsões ou expectativas, pois cada um age de um jeito e temos que aceitar essas diferenças.

O perfeccionismo na minha vida não é algo que possa me vangloriar. Tenho várias  conquistas com esta "perfeição", mas ganho grandes sequelas para compensar. Este é o responsável maior pelo meu cansaço, fadiga, dor e enfermidades. Como sempre quero que tudo seja perfeito, fico constantemente decepcionada e insatisfeita com todos à minha volta. Cobro demais dos outros e de mim mesma.

Novamente, estou fazendo uma auto-análise. Gosto de ter pontos de apoio, principalmente que pessoas queridas ou desconhecidas que leiam o que escrevo. Adoro poder incentivar os outros a viverem com mais vigor, por isso estou escrevendo com uma certa frequência meus pensamentos sobre a vida.

Espero que tenham gostado da postagem. Reciclar-se faz bem, principalmente se for para se tornar uma pessoa melhor.

Aproveitem a vida, pois ela é única. ^^

Nenhum comentário: