terça-feira, 10 de maio de 2011

Esgotada (x _ x)

Hoje foi minha prova de MAD3 - prática e pelo que a professora comentou sobre as questões, errei algumas. Queria ter gabaritado, mas parece que vou ficar apenas um pouco acima da média (ou não...). O que mais me chateou foi o método avaliativo que a professora utilizou. Como fazer uma prova de Parasitologia em meia-hora? Qual é a pressa? Temos 2h de aula... podia muito bem ter aproveitado todo o tempo possível. De quê adianta estudar todo dia se meu conhecimento é avaliado de modo tão medíocre? O que irei aprender com esse tipo de avaliação?

O pior de tudo é que a imagem dos parasitos foram projetados em tela grande e mesmo de óculos, não enxerguei tão nitidamente. Sabia que uma figura se tratava de bradizoítos de Toxoplasma gondii, mas como não consegui ver direito, achei que eram amastigotas de Leishmania donovanni. Pelo menos, vi que meus olhos estão identificando bem os parasitos. Acertei um que a maioria errou. Era um trofozoíto de Balantidium coli. Olhei o núcleo em forma de bastonete e os cílios (logo recordei do professor Sebastién falando semestre passado que o B. coli era o único ciliado que causava doenças no ser humano). No cisto do B. coli não há cílios visíveis, eles ficam retidos por uma membrana cística, por isso que dava para afirmar que era um trofozoíto. Também acertei as figuras que demonstravam cisto de Giardia lamblia (3 núcleos, axonema, forma ovalada) e trofozoíto de G. lamblia (piriforme, 2 núcleos na próximos à extremidade posterior, 8 flagelos, 2 axonemas); Trichomonas vaginalis (núcleo grande, membrana ondulante, axóstilo que percorre todo o corpo até formar uma saliência na extremidade anterior do parasito). 

Se não bastassem as provas, ainda terei que ir a dois locais de pesquisa durante a manhã e retornar a um de tarde. Não estou me sentindo bem. Estou fraca e muito cansada. Espero poder descansar a outra semana. Acabei de passar mal... ._. (ainda estou passando mal)...

Nenhum comentário: