sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Comentários acerca da prova

Fui mal na prova de hoje, com certeza. -_- Queria tirar uns 8,5, mas creio que nem chegarei perto. Devo tirar no máximo 5 ou 6, ou seja, fecharei com MM. Que tragédia. u.u Achei engraçado que 70% do conteúdo que coloquei no blog caiu na prova. Como vocês viram, não dormi e isto implica na minha falha em memorizar nomes. Errei muitas coisas, mas em compensação, a parte de sistema reprodutor masculino, devo ter gabaritado. 

Teve uma questão que pedia para identificar as estruturas do sistema reprodutor masculino, a saber: túbulos seminíferos, túbulo seminifero reto, rede do testículo, ducto eferente, cabeça do epidídimo, cauda do epidídimo e ducto deferente. Quem acertasse todas essas estruturas, ganharia 1 ponto na prova. Felizmente, decorei todos esses nomes e com certeza ganhei esse 1 ponto.

Haviam outras questões sobre o sistema reprodutor masculino, como descrições das células de Leydig e Sertoli. Confesso que me confundiram. -_- Deveríamos julgar se era verdadeiro ou falso. Vi que as características delas estavam invertidas, pois logo lembrei da figura que analisei no livro. Era uma ampliação de parte da secção transversal de um túbulo seminífero demonstrando a membrana basal, estágios de maturação das espermatogônias até os espermatozóides, núcleos de células de Sertoli (sustentação) e junções oclusivas. Atentei que na assertiva estava escrito "Células de Sertorli... produzem testosterona... células arredondas ", no caso eram as células de Leydig (células intersticiais) que se encontram no testículo, entre os lobos testiculares, e produzem testosterona. Pelo menos, acertei essas, dentre outras 2 que citavam erroneamente sobre os ductos (ducto deferente, ducto ejaculatório e uretra) e corretamente a função de duas glândulas acessórias (próstata e vesícula seminal) de facilitar a condução de espermatozóides pelas suas secreções.

Agora, pelo que lembro sobre sistema reprodutor feminino, tivemos que identificar o mesovário, estruturas do útero, (corpo, óstio histológico e canal) tubas uterinas (ampola, istmo, infundíbulo) e ligamento útero-ovárico. Me equivoquei com a localidade delas e alguns nomes, ou seja, perdi muitos pontos (valia 0,1). -_-' Outro que errei foram os ligamentos largos do útero (mesossalpinge, mesovário e mesométrio), a questão pedia para justificar o porquê de ser falsa (nas verdadeiras, não necessitava) e coloquei que ligamentos eram endométrio, perimétrio e miométrio (sendo esses as paredes do útero e sabia disso). E teve outra questão (que não me recordo a pontuação) que errei. Fui por eliminação. Sabia que GnRH era produzido no hipotálamo e estimulava a liberação de FSH e LH, que FSH era sintetizado na hipófise anterior e agia sobre a maturação de foliculos ovarianos, mas estava em dúvida quanto à pubarca ser anterior à telarca. Graças a essa dúvida, assinalei outra resposta.

Sinceramente, odeio provas de múltipla escolha e verdadeiro ou falso, não são capazes de avaliar nada. Sabia muito o conteúdo. Se fosse o discursiva, teria me saído bem melhor, pois tenho conhecimento do assunto e coesão ao escrever sobre o tema proposto. Não chamo essa opção da professora por questões objetivas de falta de tempo, até porque semana que vem de ainda faz parte do período letivo e muitos têm provas.

Nenhum comentário: