sábado, 6 de novembro de 2010

Dia cansativo na quinta-feira...

Na quinta, quase desmaiei de cansaço e fome. -_- Irei explicar o porquê:

Cheguei no laboratório as 8h30, deixei minha mochila no armário, coloquei meu jaleco e me apressei para auxiliar a professora de MAD1 com a Turma A. Logo que me aproximei da turma, os alunos começaram a me chamar diversas vezes para arrumar o foco dos microscópios ópticos, explicar a prática, esclarecer dúvidas e direcionar no roteiro da aula. Assim que coloquei no foco de 100x ao pingar óleo de imersão sobre a lâmina, alguns alunos ficavam entusiasmados com o que viam. A prática consistia na observação e contagem de leucócitos (células de defesa) que fagocitavam leveduras e as que não, além de contar essas leveduras fagocitadas, ou seja, "as bolinhas da bolinha", de modo mais grosseiro. Dependendo do microscópio, podia-se ver o formato dos leucócitos e as leveduras fagocitadas por eles. Eu me lembro quando tive que fazer essa prática, fiquei maravilhada ^^ (uma pena que muitos desses alunos não valorizem o material precioso que temos acesso). Continuando, a Turma B entrou as 10h e foi o mesmo processo de arrumação, explicação, esclarecimentos e direcionamentos, com a presença de outra monitora. As pessoas tinham maior grau de dificuldade e outras estavam "aéreas". Por mais que eu tentasse explicar, elas não entendiam (por não saberem a matéria). Isso me deixou esgotada. Logo passaram 2h de prática e foi a hora do almoço. 


Observei minha professora testar um kit de gravidez vencido (a pipeta não funcionava bem criando bolhas na amostra e ainda o tubo de ensaio que continha a urina da pessoa quebrou). Pelo que analisamos, o teste formou uns precipitados e concluímos que era positivo para gravidez. Depois disso, saí do laboratório com a minha cabeça pesada, pensava apenas em entregar o CD com artigos ao meu professor da pesquisa e ler artigos sobre tratamento da fibromialgia. 


Já que não pesquisei nas referências bibliográficas dos artigos, outros relevantes e que a próxima semana seria a de extensão, meu professor devolveu o CD solicitando para que eu aproveitasse esse tempo sem aulas para pesquisar. Começarei assim que puder. ^^ 


Depois que falei com meu professor, fui à biblioteca, liguei meu notebook e comecei a ler uma revisão sistemática sobre tratamentos da fibromialgia. Ele abordava artigos que falavam a respeito da terapêutica com medicina alternativa e tradicional. Uma parte que me chamou a atenção foi a que dizia sobre massagem (eu e minhas massagens xD). Em um estudo controlado randomizado, nas pessoas que eram aplicadas as massagens havia uma significativa melhora das dores, depressão e outros fatores, mas a aplicação, inicialmente, causava dor. Porém, as pessoas preferiam receber massagem e sentir dor durante um curto período, pois esta terapia era capaz de reduzir a dor a longo período. Pelo menos as concepções de dor eram sensatas, né? -.- 


Bom, agora vocês param para pensar e concluem: não almocei. Isso mesmo, foi o que aconteceu. Estive tão ocupada que não me preocupei com questões alimentares.


As 14h retornei ao laboratório para ajudar outra professora de MAD1. Era a vez da Turma C. Nunca tinha me deparado com tamanha ignorância em relação a conhecimento. Por exemplo: "Leucócitos são tipo de granulócitos? É para ver o que aqui?". Na verdade, granulócitos são tipos de leucócitos, é o contrário do que ela falou. Ainda me perguntaram: "Você acha que temos chance de passar na matéria?". Depois do que ouvi, queria falar não. Não saber o básico dessa disciplina é sinônimo de reprovação, como muitos colegas meus fizeram. O que mais me chateou foi quando uma aluna falou: "Desisto, não quero mais saber disso". Eles acham que estão aonde? Ensino Fundamental? Que mentalidade de criança. Eu nem tive monitor para me ajudar, me virei sozinha. Eles têm o meu auxílio e de outras duas monitoras e ainda reclamam? Ah, vê se cresce. Para me estressarem mais ainda, ficaram reclamando das notas que dei nas atas. Cara, eu sigo critérios de avaliação, se não está conforme o que a professora deseja, retiro ponto mesmo. É só eles tomarem vergonha na cara, ler o roteiro e fazer direito, que ganharão ótimas notas. 


A Turma D foi a última, para meu alívio. Minha paciência tinha se esgotado com a turma anterior. A "D" é a pior de todas. Há muitos alunos desinteressados, dispersos e incompetentes, claro que sempre têm exceções, mas não vêm ao caso. Também tive reclamações de notas das atas e resolvi  fazer uma revisão e considerar uns pontos. Como exemplo, de 5,1 um grupo conseguiu a nota 7,2. 


Graças a essa turma, as lâminas foram encharcadas de óleo de imersão e estragadas. Um bando de otários que não prestam atenção no que a professora fala e fazem besteira. Ainda bem que a Li estava lá para diminuir meu estresse. Ela ficou comigo e a professora ajudando a limpar as lâminas. Elas conversavam sobre os filhos delas (assunto que gosto muito! ^^) e eu ouvia com atenção. Nisso, começou uma conversa sobre a importância de frequentar congressos na vida acadêmica e profissional. Logo lembrei de quando estive no CA, péssimas recordações, aliás (apagando da memória).


Aproveitando o ensejo, a professora perguntou se tínhamos Iniciação Científica. Falei que eu tinha com o professor X e a Li falou que precisava resolver uns problemas antes de conseguir (não irei comentar assuntos pessoais dela). A professora novamente indagou se ela poderia me pegar emprestado do professor X (eu ri xD). Falei que não dava e ela sabia disso. ^^
Que orgulho, cara. É a terceira professora que me convida para Iniciação Científica. Como a comunidade do orkut diz: "Meus esforços não foram em vão". Fechei bem meu dia, apesar de tudo. 


A caminho de casa, comecei a passar mal. Senti um peso enorme em mim, ânsia, tontura e dor de cabeça. Ficar esse tempo todo sem comer foi muito prejudicial ao meu corpo. 


Logo que entrei em casa, fui direto para cama me deitar. Pedi para meu irmão trazer uma maçã. Mordi-a uma vez e senti um enorme enjôo e tentei mastigar outras vezes. Descansei por 1 hora. Quando acordei, estava com fome, comi quase toda a maçã. Desceu como uma luva. ^^ Depois disso, consegui jantar e fiquei bem. ^^


Nenhum comentário: