quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Monitoria de MAD1

Tive aula na manhã inteira (8-12h) de terça-feira. A minha monitoria foi no horário de almoço, como de costume. Fazia algumas semanas que não comparecia, pois fiquei um bom tempo doente. 

Ainda necessito procurar uma sala decente, nunca consigo um local fixo. Na biblioteca não é legal porque atrapalha quem está estudando. Após um tempo de procura, para minha infelicidade, tive que ficar na sala que um grupinho de Enfermagem estava almoçando e conversando. Alguns alunos de MAD1 ficavam me seguindo, já que tinham interesse em participar da monitoria. Ignorei o grupinho e começamos a estudar. Nisso, iniciamos a resolução daquele estudo dirigido que elaborei. À medida que fomos respondendo, tiravam as dúvidas. Pediram para que eu explicasse (fizesse uma revisão) de como ocorriam as vias de ativação do sistema complemento. 

Fui atrás de pincéis para escrever no quadro branco, pedi a uma professora de Enfermagem e peguei emprestado os dela. Retornei à sala ainda com aquele grupo conversando. Como a sala não era minha e sim pública, não pedi para que esse grupinho saísse. Atrapalharam de um tanto que uma das alunas da monitoria pediram para fazer silêncio. Assim que comecei a explicar os componentes da via clássica do complemento, elas saíram. Foi um grande alívio! ^^ Consegui me concentrar e explicar detalhadamente as vias para os alunos. Senti e observei que aprenderam bastante. 

Houve um total de 7 alunos presentes, todos com rendimento muito baixo na prova. Lembram-se de que a professora obrigou os alunos que tiraram notas ruins a assistirem a monitoria 1 vez por semana? O.o Foi isso que aconteceu... 

Um dos motivos que estou sendo monitora novamente dessa disciplina é porque adoro ajudar as pessoas que tenham dificuldade com o conteúdo. Gosto de passar meu conhecimento a elas... sinto um prazer enorme em auxiliá-las... por isso que elaborei o estudo dirigido e estou frequentemente lendo livros e artigos sobre os assuntos. ^^ Quero explicar e esclarecer dúvidas de modo mais completo possível. ^-^ Vocês se perguntam por que eu me preocupo tanto em ajudá-las? Não sei dizer, apenas me sinto bem quando ajudo alguém, é o que chamam de altruísmo e pertence à minha natureza querer o bem do próximo (depende do meu humor, claro).

Não posso esconder sobre meu nervosismo em explicar o conteúdo a tantas pessoas. Tenho um certo bloqueio emocional que me faz esquecer das palavras mais singelas do nosso vocabulário cotidiano. Não adianta saber o conteúdo se não consigo passar a eles. De acordo com o que responderam, compreenderam bem as informações que falei. Apesar de tudo, expliquei claramente e eles conseguiram entender, pelo menos a maioria entendeu.

Fiquei muito orgulhosa de uma aluna, que mesmo não tendo assistido à aula do sistema complemento, soube responder corretamente as questões. Na semana passada, dei monitoria a ela, expliquei passo por passo cada via. Estou adorando o rendimento dela. Creio que ela irá passar tranquilamente nessa matéria, apesar do tombo na primeira prova.

Agora estou pensando em fazer questões discursivas (abertas) para os conteúdos da próxima prova deles. Quero vê-los recuperando...

A devolutiva que me deram durante a monitoria foi que tenho muita paciência para explicar e que deveria ensinar isso às outras monitoras. Se eles estão aprendendo e gostando, é o que importa. ^^ Espero que isso possa incentivar outros à comparecerem na minha monitoria. Meu propósito não é saber mais que todo mundo e sim, dividir o que tenho conhecimento e aprender o que desconheço. Às vezes, os próprios alunos me ensinam coisas, por isso acredito que haja uma relação mutualística entre monitores e alunos.    

Concluindo, queria dizer o quanto adoro ser monitora dessa disciplina e a experiência que estou vivenciando neste momento é única. ^^ Esse bem-estar que sinto é um dos motivos pelos quais ainda permaneço nesta faculdade.

Nenhum comentário: