sábado, 4 de dezembro de 2010

Lições de vida

Esses meses ando tendo a oportunidade de conhecer melhor a Li, ajudou-me muito. Aprendi muitas coisas com ela. A sinceridade e preocupação dela comigo demonstram claramente o quanto gosta de mim. E é bastante recíproco. Vez ou outra ela chama a atenção em relação ao que digo, ajo, faço. Há características minhas que nunca compreendi o suficiente e vi como são prejudiciais aos outros. Hoje, sou bem mais maleável e menos dependente das pessoas. Por mais que nos desentendamos, sempe levo bons aprendizados. Tenho refletido melhor antes de agir e falar. Amigo é assim, ressalta seus pontos fortes e trabalha os pontos fracos, pois quer o seu bem.

Meu namorado fala que "sou foda", orgulha-se de  mim em muitos aspectos e características peculiares que apresento (também o admiro de diversos modos). Reconhece não tenho muitos amigos, mas que os que me conquistam, têm cuidado, carinho e atenção ao extremo. Atualmente, valorizo bastante minhas amizades. Quando algo não está indo bem, coloco em jogo, não costumo esconder. Para quê guardar rancor? Não quero perder amizades importantes por um singelo desentendimento. Por exemplo, já me descompreendi com a Li e a Ray. Claro que momentaneamente elas podem se sentir magoadas, mas logo assumo meus erros e elas os delas, ficamos bem.

A Lívia me fala constantemente de um  lado negativo que possuo: querer que tudo seja conforme eu deseje. As pessoas não irão mudar só porque quero, principalmente se for da personalidade delas. Devo aceitar as diferenças, pois se continuar cobrando tanto das pessoas posso acabar solitária. Por esse e outros motivos que não consigo manter muitas amizades. Até há pouco tempo, a pessoa (amigos, namorado) deveria se desdobrar ao máximo e me provar todo dia o porquê gostava de mim. Qualquer coisa que seja fora do que cogitava, seria descartado. Pelo menos, selecionei ótimas amizades as quais não me arrependo de ter mantido, que são: Lívia, Raisa, Silas, Felipe, Lorena. Todos estiveram comigo em algum momento crucial da minha vida e sou muito grata a eles. Eles realmente foram OS amigos.

Não esqueçamos que as pessoas também me magoam. Não consigo perdoar o Bruno, por mais que ele tenha me dado os parabéns; não mantive mais contato com o Marco Antônio depois da última vez que nos encontramos (liguei apenas 1 vez); estou chateada com a Gabriela; não falo mais com a Samira e nem a Karliane, amigas que gostava muito;  perdi o contato com a Júlia e a Ana Lígia; não falo muito com a Karina; nem sei mais quem é a Maíra e o Arthur; Aline sumiu e aonde estarão o Claudio, Luiz David, Fábio, Airina?  Ao mesmo tempo que essas pessoas foram tão marcantes, elas não mais pertencem à minha vida, cada um de nós seguiu um rumo diferente. Não aguento mais perder meus amigos. Quero cultivá-los o quanto puder e conseguir.

Por causa de uma conversa que tive ontem (sexta-feira) com a Li, resolvi me abrir com a Lory (mora em Ilhéus). Falei  (pelo msn) que estava chateada com ela. Nessas horas prefiro escrever, pois penso bem mais do que dialogar por telefone (posso dizer coisas indevidas). Finalmente, entendi que o problema não era comigo e sim com o que ela estava passando. Está tão prejudicada que sente-se depressiva, longe da família, dos amigos... apenas com o namorado presente. Nesse momento, comecei a compreender o porquê de ela agir tão estranhamente. Quem fica estabilizado emocionalmente sem amigos e família? Quase ninguém. Conversamos sobre o que temos feito da vida. Falei sobre minhas indecisões e escolhas, o quanto estou doente. Felizmente, ela ainda quer me ver. No final desse ano estará por aqui (e eu em sampa), mas no começo do ano que vem nos encontraremos. 

Agora, posso dizer que estou mudando muito, de modo positivo. Não quero mais viver do passado e sim usufruir dessas amizades maravilhosas que tenho no presente. Meus amigos têm me feito enxergar muito além do que consigo ver. Esse é um dos motivos pelo qual serei grata a eles eternamente.

Muito obrigada aos que fazem a minha vida ser melhor a cada dia. Graças ao apoio e carinho de vocês que tenho forças para continuar e dar meu melhor. À frente dos meus sonhos e metas, estão meu namorado e amigos, pessoas as quais trazem todo o vigor e jovialidade da minha existência.

Obrigada, mesmo. ^^

Nenhum comentário: