quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Coisas que não suporto...

Sempre estou falando de assuntos que gosto, mas dessa vez vou comentar a respeito do que não me interessa:

Arguille (sei lá como se escreve isso)
Se tem uma coisa a qual abomino são pessoas que fazem uso do Arguille (alguns chamam de Narguille). Não me venham com argumentações a favor dele. Faz mal à saúde, sim é uma realidade. Utilizá-lo por 80 minutos  equivale a fumar mais de 100 cigarros, cerca de 1,25 cigarros por minuto. É deprimente ver adolescentes se entretendo com a fumaça e as baforadas, mal sabem eles a quantidade de metais pesados (cromo, chumbo) que estão inalando. O fato de eu ter muito contato com a temática de saúde e doença, faz-me pensar em todos os malefícios patológicos que podem ser ocasionados por esses "singelos" fumos do Arguille. Antracose (escurecimento do pulmão - macrófagos pulmonares fagocitam derivados do carvão,  incorporando-os, o que leva à pigmentação enegrecida), necrose, alveolite (inflamação dos alvéolos), câncer pulmonar... são tantas patologias... prefiro me ater a outras atividades ao invés de acabar com meus pulmões. Claro que essas complicações também estão presentes em pessoas que utilizam o cigarro, mas o uso do Arguille potencializa o aparecimento delas. 

Bebidas alcóolicas (em excesso)
Quem não curte tomar vinho tinto, champagne, licor, saquê, batidas, drinks nas festas de fim de ano? Eu gosto, não vou negar, mas em excesso já é demais. Qual é a graça de ficar enchendo a cara toda semana? Todo dia? Toda hora? Há limites. O corpo avisa quando está em estado de alerta. Se você não percebe a tempo, perde um órgão tão vital quanto o coração, seu fígado. É o fígado que metaboliza o álcool ingerido, e outras coisas, como a digestão da gordura de sua dieta alimentar. Ele também é responsável por controlar os níveis de glicose sanguínea. Sem ele, você não vive. Se sobreviver, será mantido por aparelhos. Você não terá mais o controle da gliconeogênese (síntese de glicose) nem da glicólise (quebra do glicogênio em glicose). Glicose em demasia no sangue pode provocar a formação de corpos cetônicos e a chamada cetoacidose. O que acontece? Simplesmente o pH do seu sangue fica menor (mais ácido) e isso te induz ao coma e ao mal funcionamento do seu organismo. o.õ Com certeza há outros processos muito piores que decorrem da falência hepática (fígado), mas não estou me recordando e não tenho o conhecimento de tudo. Como evitar isso? Basta controlar a ingestão de bebidas alcóolicas. Sei que é complicado, pois há fatores externos à vontade de beber, como condição econômica, fatores sociais, desequilíbrio emocional. Porém, é com esforço e muita persistência que se consegue. É recomendável não deixar seu fígado morrer porque a fila de espera para transplante hepático é enorme e o número de doadores, muito inferior ao necessário.

Bullying
Se tem algo que traumatiza uma criança e um adolescente no colégio e/ou na faculdade é o chamado Bullying. O Bullying ocorre por diferentes formas. O fazer, falar ou agir de modo a machucar outra pessoa ou deixá-la sentir -se propositalmente mal. Pode ser verbal, físico, social, por extorsão, pela internet (cyberbullying), dentre outros. Eu mesma já vivenciei isso por ser oriental e "cheinha" quando tive que mudar de colégio. Como tinha apenas 6 anos, não me afetou tanto, pois já era consciente de que éramos crianças. Vi minhas amigas do Ensino Médio sofrerem bullying. Só pelo fato de terem uma condição social diferente da minha, ser acima do peso, que não vou ser amiga delas? Sonhem. Eu não me importo com a condição financeira, social, nem a estética da pessoa quando a considero como minha amiga. O fato de as pessoas jogarem na minha cara que minhas amigas eram obesas ou que moravam em determinado lugar periférico me magoava muito. Hoje, já nem me importo. Falo mesmo e problema de quem achar ruim. Sou adulta e não adolescente. Não me arrependo de ter conhecido qualquer pessoa que se encaixe dentro dessas características (exceto uma, mas foi por hipocrisia da parte dela).

Hipocrisia
Detesto essa palavra e o significado dela, no fundo da minha alma. Não compreendo porque existem pessoas tão interesseiras. Quando vejo que a pessoa pretende apenas usufruir da minha boa vontade e condição financeira, me afasto ou não crio laços de amizade com ela. Ou às vezes até a ajudo, mas sempre agindo com cautela. São incontáveis vezes que me decepcionei com alguém hipócrita, não gosto de lembrar. Pelo menos, hoje mantenho amizades que são puramente sinceras e verdadeiras. Pode até ocorrer algumas omissões de fatos, mas não há falsidade. Se não gosta, fala na cara. A relação com meus amigos é intensa e direta. Expresso sempre quando algo não me agrada. Posso ter poucos amigos, que cabem na palma de uma mão, mas são OS amigos que estão sempre para tudo e não um bando de pessoas que só fazem companhia e falam sobre besteiras. É uma escuta recíproca e um carinho confortante.   

Arrogância
Odeio pessoas que assumem atitudes ostensivas em relação aos outros. Há apenas uma que tolero, pois apesar de arrogante, ela é simpática comigo (Li sabe bem de quem estou falando). O resto não é bem-vindo. 


Ignorância
Estou especialmente detestando uma pessoa da faculdade. Ao vê-la, sinto um rancor enorme. Imaginem uma pessoa ruim de coração? Ela mesma. Por causa de atitudes ignorantes que estou doente. Se está chovendo e você conhece a pessoa, o mínimo de civilidade pede para que você empreste um espaço do seu guarda-chuva a ela. Já sabem o final né? Devido a toda ignorância dela peguei chuva e fiquei doente. 

Desprezo
Se tem algo que me irrita em demasia é quando me menosprezam. Sinto uma antipatia imensa pela pessoa a partir do momento em que ela faz isso sem motivo aparente. Caso tenha se identificado com essa situação, não se preocupe, eu também tenho um sentimento de repugnância em relação a você.

Nenhum comentário: