quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Monitoria de MAD1 ontem...

Imagina uma sala com 12 alunos para monitoria! -_-' Todo mundo que passava por lá não entendia o que estava acontecendo. o_o Muito menos eu! xD Foram tantas pessoas nessa monitoria porque a prova de MAD1 será nessa quinta-feira. ^^ Geralmente vão de 6 a 7 alunos. n.n Já decorei o nome de quase todo mundo, acho. Vi que dessas 6, umas 3 vão se sair muito bem na prova. Queria que nenhuma reprovasse, mas isso depende deles e não de mim. -.- 

A Lívia falou que as pessoas cobram um papel que não é meu, o de dar aulas, sendo que a monitoria serve para se tirar dúvidas. Em alguns aspectos, concordo. Mas na própria resolução do Conselho, pesquisa e extensão n°008/90, artigo 1° diz o seguinte, referente à prática da monitoria:
a) Propiciar uma formação acadêmica mais ampla e aprofundada ao aluno universitário;
b) Ampliar a participação do aluno nas atividades da Universidade;
c) Incentivar no aluno universitário, o interesse pela dedicação à docência e à pesquisa;
d) Despertar vocações acadêmicas;
e) Possibilitar maior integração dos segmentos na universidade.

E no artigo 9° dessa mesma resolução está escrito em relação às minhas funções como monitora:
a) Participar, juntamente com o professor responsável pelas atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão, em tarefas condizentes com o seu grau de conhecimento e experiência,
- no planejamento das atividades;
- na preparação de aulas, no processo de avaliação e na orientação aos alunos;
- na realização de trabalhos práticos e experimentais.
b) Participar na prática do ensino, constituindo-se em elo de ligação entre professor e alunos, sempre sob supervisão do professor responsável pela disciplina, obedecidos os critérios previstos no CAPÍTULO IV.

Sinceramente, não "dou aulas", como ela disse. Não sei nem metade do que meus professores ensinam e têm conhecimento. Apenas passo o que guardei das aulas que tive e do que tenho lido constantemente em quatro livros de Imunologia.

Creio que sigo todos os itens desses artigos, pois sempre faço os estudos dirigidos para  monitoria, auxiliando e direcionando-os ao conteúdo da avaliação (planejamento de atividades); preparo aulas a partir do que leio nos artigos e livros de Imunologia e estive presente em todas as práticas laboratoriais ajudando-os (realização de trabalhos práticos e experimentais). 

Apesar de muito cansativo, tem sido bastante proveitoso. Adoro os dias da monitoria. É de meu interesse ter uma formação acadêmica mais ampla e aprofundada e principalmente, poder dividir meu conhecimento com os outros, facilitando o processo de aprendizagem deles. Não tenho pretensões em ser superior ou melhor do que eles, simplesmente quero ajudá-los. Até que hoje uma das alunas (que nunca veio à monitoria) me corrigiu a respeito de desenvolvimento de linfócitos T no timo na síndrome de DiGeorge, assunto de seu seminário. Como sou orgulhosa, fiquei um pouco irritada com o comentário dela, mas admiti na frente de todos que eu estava equivocada e ela certa. Assumir erros é necessário. Em outro momento ela voltou a me interromper, justificando uma questão que o professor dessa matéria propôs aos alunos. No começo tinha falado que ela estava errada, pois ela falou algo muito superficial. Depois outra aluna comentou a respeito dessa questão e complementou a resposta da aluna. Finalmente entendi o que ela quis dizer e expliquei às pessoas. Assim que terminei a monitoria, muitos me agradeceram, como em todas as vezes (isso é uma das coisas que me deixa muito lisonjeada ^^) e essa aluna me fez alguns questionamentos que fui capaz de esclarecer. Um era sobre o receptor de células T e sua relação com CD3-ITAM (não precisam saber disso xD, só estou falando por curiosidade) e sobre a ativação de células B (ela me lembrou coisas das quais eu não recordava...). 

Resumindo tudo, essa monitoria foi profícua para mim e para os alunos que estiveram presentes. ^_^ A ajuda é recíproca. Enquanto aprendo com eles, eles aprendem comigo. ^.^  

Nenhum comentário: