quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Monitoria de MAD1 (Toda terça-feira - 12h as 14h)

Sempre que for interessante, todas as terças-feiras comentarei sobre a Monitoria que dei.

Ontem foi um pouco cansativo. Haviam um total de 4 pessoas no começo. Duas já tinham comparecido à monitoria da semana passada, outra era a primeira vez e uma estava frequentando por obrigação ( lembrando que todas tiraram notas abaixo da média na prova). Vi o quanto ela estava entediada e descontente pelo fato de ser obrigada a participar da monitoria. O início foi bem monótono, confesso. A menina estava desequilibrando o ambiente com aquela feição de insatisfação. Continuamos a fazer o estudo dirigido (que elaborei) da semana anterior, respondemos juntos as assertivas e chegou mais uma aluna à monitoria. Tentei explicar detalhadamente cada trecho para que entendessem o porquê de considerar a frase certa ou errada. Demonstrei os "peguinhas". Uma simples palavra tornava toda a assertiva falsa. À medida que fui explicando, a menina contrariada mudou a face dela, passou a ser mais receptiva e a fazer perguntas. Isso me animou bastante, pois vi que estava interessada e prestando atenção no que eu falava. Antes de continuar com as próximas questões os alunos pediram para que eu desenhasse no quadro alguns processos que estávamos discutindo. De acordo com uma aluna: "Quando você desenha, esclarece melhor o conteúdo". O grupo concordou com o que ela disse e fui desenhar os processos no quadro branco, enquanto outro aluno chegava. Eram as vias de processamento antigênico, endocítica e citosólica. Como li muito a respeito, soube explicar o básico para que compreendessem a diferença entre essas vias. Aquela menina indagou: " Então quer dizer que ocorre uma fora e outra dentro da célula?", falei que era exatamente isso que acontecia, por isso a disparidade entre elas. Depois disso, o horário de monitoria acabou. Os alunos me agradeceram e perguntaram quais outros dias dava monitoria. Devida a minha saúde, só dou monitoria um dia da semana, infelizmente, pois "dar aulas" me consome muito. Não deixo de dizer que é gratificante participar do processo de aprendizagem deles e emocionante quando eles tiram notas boas nas provas por frequentarem a monitoria e estudarem sozinhos. Adoro o que estou fazendo, por isso que estou frequentemente lendo os livros para poder explicá-los corretamente os mecanismos. Dessa vez, estou com três livros: Imunologia (Abbas), Imunobiologia de Janeway, Imunologia Média (Parslow). 

Minha monitoria cativou tanto uma outra aluna que ela me pediu para ajudá-la com MAD2. Como adoro auxiliar os alunos, não recusei. É até melhor, porque enquanto a ajudo, vou lembrando do conteúdo. É um benefício mútuo, uma relação mutualística, já que sou beneficiada e ela também. Então, nas terças-feiras das 14h as 16h, estarei dando "monitoria" (sem remuneração ou créditos) para essa aluna. Seria mais apropriado dizer que é um "grupo de estudo", mas ela pode nomear do jeito que achar melhor. ^^" Tenho que lembrar de levar o material de MAD2  para ela na quinta-feira. ^-^

Nenhum comentário: