terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Procurando melhorar velhos hábitos alimentares...

Tenho percebido o quanto minha saúde piorou com toda essa comida gordurosa, hipersódica (com muito sal) e açucarada que tenho ingerido. Estou falando de sucos de caixinha (Del Valle e AdeS), frituras e pratos congelados. 

Hoje resolvi inovar na hora de preparar o jantar, fiz um macarrão ao molho bechamel (branco - manteiga, leite desnatado, farinha de trigo) com presunto (embutidos são cancerígenos e prejudiciais), umas pitada de folhas frescas de alecrim picado (ervas são a melhor opção para tempero) e palmito em conserva (sempre deixo de molho para retirar o excesso de sal que colocam). Felizmente, não senti mal-estar ao comer esse prato que fiz, não digo em relação a cozinhar mal e sim, sobre meu fígado e estômago que têm estado sobrecarregados. 

A qualquer alimento que contenha  quantidade elevada de gordura acrescento meio ou até um limão inteiro. Se não fizer isso, passo mal e não consigo digerir bem a comida. 

Outro hábito alimentar que está me fazendo bem é o simples fato de substituir o suco industrializado pelo suco natural. Como todos os nossos espremedores elétricos quebraram, utilizo o espremedor manual e algumas vezes o liquidificador. O suco que mais faço é a limonada (3 a 4 vezes por semana) excelente para minha saúde. Além de ser fonte de vitamina C, também contém enzimas que auxiliam no processo de digestão dos alimentos. Um outro suco ácido que gosto é o de maracujá que faço no liquidificador. Geralmente, suas propriedades ajudam na redução do meu estresse e minha qualidade do sono, mas varia a época. 

Nenhum comentário: