segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Comentando: Obter ótimas notas nas provas não é tudo.

Após ter concluído o Ensino Médio, acreditava que tinha obrigação de conseguir notas excelentes nas provas quando entrasse na faculdade. Fui com esse pensamento até o primeiro semestre, quando obtive meu primeiro 5 em ATV1 na parte dos professores Anderson e Claure. Depois desse susto, prestava atenção nas aulas, lia constantemente livros em inglês e locava outros em português na biblioteca, assistia animações dos processos que ensinavam e foi assim que obtive 8,9 na segunda prova. ^^ Como estava estressada com o trabalho de SS1 (trabalho sócio-epidemiológico de Ceilândia), não consegui estudar muito para a prova final de ATV1 e obtive apenas 7,9. A disciplina de SS1 foi meu primeiro MM (5.0 a 6.9), infelizmente.

No segundo semestre, dei uma moderada nos estudos, pois vi que não era necessário tirar a maior nota (SS). Estudava alguns dias antes da prova e sempre prestava atenção nas aulas, praticamente nunca faltava. Descobri que minhas notas oscilaram entre 7.0 e 8.9, o equivalente a MS. Nesse semestre, meu IRA (Índice de Rendimento Acadêmico) teve um pequeno aumento (de 3,9 para 4,0). Fiz 6 disciplinas e fechei todas com notas muito boas (MS e SS).

No terceiro semestre, reduzi a quantidade de estudo e estava começando a ficar desmotivada para  me empenhar (diversos acontecimentos levaram a isso). Tive um considerável número de faltas (mais 2 faltas, reprovaria MAD1) e prestava atenção nas aulas vagamente, muitas vezes chegava atrasada e perdia o conteúdo. Minhas notas variaram entre 5.0 a 8.0, mas concluí as 8 disciplinas com notas muito boas, (MS e SS) até que meu IRA subiu de 4,0 para 4,19.

No quarto semestre, quase nunca ia às aulas ou prestava atenção e raramente estudava. Tive uma recaída brusca e minhas notas baixaram muito, porém mesmo com falta de energia, consegui manter-me na média. Foi quando meu IRA caiu para 3,7. A maioria das minhas notas foram MM, ou seja, na média.

Agora no quinto semestre, ainda falto algumas aulas, presto atenção de vez em quando e estudo na véspera da prova. Felizmente, passarei em todas disciplinas e pretendo finalizar MAD3 com MS, pois se não conseguir passar em Biologia, serei monitora de MAD3. ^_^

Tudo bem contar meu desempenho escolar, mas aonde quero chegar com isso? Simples, aprendi que é necessário estudar, no entanto, não é para passar com notas ótimas na disciplina e sim, reter o máximo de informações, aprimorar meu conhecimento ( passá-lo aos demais, se possível) e utilizar na atuação profissional o que aprendi.

Se você tira ótimas notas, não implica que seja melhor que os outros. É  uma competição, no mínimo, deplorável e medíocre. Obter ótimas notas nas provas não é tudo. De quê adianta você alcançar a nota máxima ou uma nota ótima se não recorda o que foi ministrado nas aulas ou o conteúdo que foi lido? As notas serviram para quê, afinal? Status? Parvoíce, sinceramente.

Portanto, de nada adianta se alguém quiser se vangloriar de notas perto de mim. São meros números (que nos auxiliam a ingressar em projetos de iniciação científica, infelizmente). O importante é o profissional que cada um irá se tornar, com suas devidas idoneidades.  

Tenho certeza de que vocês sabem sobre suas escolhas, resta agora ter conhecimento das consequências. ^^ 

Nenhum comentário: