terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A semana das tarefas e outros assuntos da faculdade...

Por mais que eu não tenha aula de Nutrição na segunda, estou bastante atarefada essa semana.  Hoje é dia de monitoria, por isso fiquei preparando um estudo dirigido de Patologia sobre Mecanismos de adaptação, lesão e morte celular (peguei bem pesado para ajudá-los) e devo ler um artigo para reunião de quinta. Talvez na quarta-feira, irei à BCE pesquisar dissertações de mestrado e doutorado para a pesquisa ou estarei na aula de costura acabando meu vestidinho de tafetá. ^_^ Na quinta, tenho uma reunião marcada com meu professor da pesquisa a respeito do artigo que li. Na sexta, será a apresentação do meu trabalho de Teorias e Modelos de Administração (TMA), falta finalizar a parte escrita e acrescentar um conteúdo importante à entrevista que fizemos. Terminados os afazeres, poderei ter mais sossego. u.u' 

Continuo pouco motivada a estudar ou me dedicar aos deveres da faculdade. Não é à toa que minhas últimas notas foram péssimas (5 em TMA e 5,9 em CS4). Tenho provas dentro de duas semanas (MAD3, CS4, Inglês Instrumental II) e nem comecei a ler nada. Queria ter aquele incentivo, força de vontade e dedicação que possuía 1 ano atrás. Alguém me ajuda a tê-lo novamente?

A partir do que estou aprendendo na pesquisa sobre Burnout (esgotamento profissional), vejo que me encaixo na maioria das características. Será que ficarei melhor se conseguir alterar meu curso? 

Estou preocupada com dois assuntos em especial, um sobre a continuação do meu curso de Enfermagem e o outro sobre o projeto de pesquisa. 

Não sei se recordam, mas estou à espera do resultado para mudança do curso de Ciências Biológicas (diurno). A chance é mínima, pois há apenas 1 vaga e minhas disciplinas não correspondem ao código e conteúdo necessário tido como pré-requisito. Provavelmente, continuarei fazendo Enfermagem. O grande problema é que perderei mais um semestre, já que não desejo fazer as matérias específicas deste curso. Em compensação, continuarei no meu projeto de pesquisa ganhando bolsa até setembro e apresentando um pôster no Congresso de Iniciação Científica em outubro. Será uma oportunidade em tanto para enriquecer meu currículo e também poderei prestar o concurso da Fiocruz! ^_^ 


Caso consiga a vaga em Ciências Biológicas, estarei próxima à minha casa, farei disciplinas as quais gosto muito, conhecerei pessoas diferentes, terei outra oportunidade de bolsa de pesquisa (explicarei melhor no parágrafo seguinte). Serão novos ares e um novo caminho a ser traçado. Porém, fico chateada pelo fato do meu professor da pesquisa ter que reiniciar todo projeto e necessitar procurar outro aluno para me substituir. Mesmo na época em que eu falava em trancar a faculdade para prestar cursinho de Medicina, ele não conseguiu achar outra pessoa e acabei ficando o semestre inteiro na pesquisa. Já progredimos bastante, como ele me disse uma vez, faremos uma busca de artigos, revisão de literatura, aprendizado sobre a instrumentação utilizada na pesquisa e entrevista estruturada com as pessoas. No momento, estou fazendo a revisão de literatura e aprendendo sobre a instrumentação (escala de Likert, Inventário de Maslach para avaliação do Burnout, Pacote Estatístico para as Ciências Sociais (SPSS) versão 12 para Windows, significância e correlação de Pearson). E sinceramente, estou adorando! *_*~ 

Agora, explicarei sobre a nova oportunidade bolsa de pesquisa. ^^ Minha professora é bióloga, faz pesquisa no laboratório de Biologia Molecular da UnB no campus Darcy Ribeiro e ministra aulas de MAD1 e MAD3 no campus Ceilândia. Sim, ela é a professora responsável pela monitoria de MAD1 que dou. ^^ No último curso de verão, (1°/2010) fiz uma disciplina oferecida por ela e outra professora. Pelo fato de ter me destacado, ambas convidaram para dois projetos de pesquisa diferentes. Um era muito técnico e específico de Enfermagem  e o outro estava relacionado à pesquisa sobre a Doença de Chagas (não pude participar de nenhum pela falta de tempo e por estar aguardando o resultado da minha bolsa de pesquisa de 2 anos de duração). 

A professora biológa sempre elogiou minha dedicação com a monitoria e atividades, reconhecendo minha competência e empenho como aluna. Esse reconhecimento chegou ao auge no momento em que quis me oferecer uma bolsa de pesquisa (2°/2010), mas não obteve sucesso, pois eu já possuía uma bolsa. Alguns dias atrás, ficou contente em saber que eu estava tentando transferir para Bio. Será a chance de me colocar no laboratório e receber a bolsa de pesquisa dela. ^_^" 


Então, qualquer que sejam os caminhos seguidos, serei bastante recompensada. ^__^ Enquanto o resultado não aparece, aguardo com ansiedade o meu futuro a ser descoberto...

Nenhum comentário: