terça-feira, 18 de janeiro de 2011

I'm not willing to help others anymore...

Título: Não estou mais disposta a ajudar os outros...

She had to fight back tears of rage...
She knew that it would cost her dear, but yet she dare not say...
A secret must stay...

Ela teve que lutar contra lágrimas de ira...
Sabia que iria custar-lhe caro, mas não ousou dizer nada...
Um segredo deve permanecer...

(Trecho da música do Nightwish - Over the Hills and Far away).

Foi o melhor trecho de música que ficaria melhor para descrever algo que vi agora, durante a madrugada. 

Ajudar os outros demanda tempo e nem sempre é prazeroso. E será que teve alguma utilidade?

Auxiliei os alunos e não vi progresso, apenas retrocesso. Uma pessoa que sempre esteve presente na monitoria obteve nota menor do que a primeira prova. Não creio que seja minha culpa, pois fiz o impossível para ela compreender o conteúdo. Vi que ela não tinha conhecimento do que eu falava nas aulas e que também não estudou o suficiente. Estudar, não é apenas ler, mas interpretar e aprender o que está lendo. Eu raramente pego em um livro para estudar, mas quando estudo, compreendo muitas informações. 

Bom, não posso esquecer que há empecilhos que prejudicam o rendimento acadêmico e muitos deles são de origem emocional. Estou com meu estado emocional comprometido, tanto pelo burnout quanto por acontecimentos pessoais. Logo, não sinto vontade de estudar, me dedicar, me esforçar, não consigo mais prestar atenção nas aulas ou aprender qualquer conteúdo. No começo era fácil e prazeroso assistir às aulas, ler o conteúdo antes da prova para fixar e tirar notas excelentes. Vejo o quanto meu desempenho está caindo e isso me chateia...

Ainda que eu tenha todos esses "obstáculos", não tiro notas baixas, sempre fico na média. Isso é questão de esforço e determinação. Não trabalho, não tenho filhos, não pago minhas contas (algumas, sim), mas procuro ser a melhor aluna, mesmo que esteja exausta física e emocionalmente. Não sei o que fazer para recuperar meu ânimo...

Esse desânimo me causa indisposição para ajudar os outros. Por isso, não quero me estressar com alunos essa semana e evitarei dar monitoria o resto dos dias. Aliás, não quero mais fazer nada na monitoria, estou cansada. 

Ver pessoas decaindo ao invés de vê-las melhorando é frustrante, principalmente se fui eu que complementei o aprendizado delas. De quê adianta ser monitora, então? Agora, desejo apenas receber os créditos e os alunos? Se virem.

Nenhum comentário: