domingo, 30 de janeiro de 2011

Estudo em pleno domingo e críticas aos meus colegas

Pois é, agora que consegui recuperar minha saúde, estou estudando. -_-' Já li os capítulos de Leishmaniose inteiros (página 41 a 83) e darei uma lida breve em Tricomoníase, Giardíase, Amebíase, Toxoplasmose e Balantidíase, Ascaridíase, Ancilostomíase, Tricuríase, Enterobíase (são capítulos curtos). Depois irei focar melhor em Malária, Doença de Chagas, Esquistossomose (ainda lembro do que li), Filaríase, Teníase.

E acreditem, ainda tiveram uns infelizes que pediram para a professora reduzir o conteúdo da última prova que fizemos na terça-feira passada. Nem imagino o que eles fariam se tivessem que fazer a prova de reposição, como eu. Isso é deprimente. De quê adianta cursar essa disciplina se nada irão aprender ou ter conhecimento?

Achei ridículo ninguém da sala saber o que era um neutrófilo em uma aula que a professora perguntou. Muito menos tinham o conhecimento do que seria um granuloma ou reações inflamatórias. Que meros profissionais eles irão se tornar? Não sabem o básico sobre cicatrização tecidual e resposta inflamatória. Quero ver quando tiverem que cuidar de feridas, não vão nem saber o tempo de reparação de tecidos lesados, componentes cicatriciais ( colágeno, tecido fibrótico) e nem quanto tempo leva para o sistema imune inato e adaptativo começar a agir. Vocês se perguntam por que me importo tanto com a vida dos outros? Porque eles vão lidar com vidas na profissão deles e estão carregando nas costas o nome de uma das melhores universidades do Brasil. O mínimo que deveriam fazer é aprender o básico para entender o porquê de determinado sinal ou sintoma ocorrer. Até que se vocês, caros leitores do meu blog, não sabiam que os enfermeiros trabalham com sinais e sintomas de complicações e doenças? Sim, é essa a base deles, se não tiverem embasamento científico, não conseguem atuar ou usam tratamentos padrões que muitas vezes podem ser inadequados à prática.

Na área da saúde não é só tacar o foda-se, como muitos universitários fazem. É muita responsabilidade e parece que ninguém entendeu a importância de se ver a teoria científica, antes de se "colocar a mão na massa". Só tenho que me lamentar por isso, não posso modificar essa mentalidade medíocre deles.

Nenhum comentário: