quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Lendo artigo sobre a pesquisa...

Meu professor da pesquisa passou um artigo intitulado "Factores Psicosociales Predictores de Burnout en Trabajadores del Sector de Salud en Atención Primaria" para eu ler, analisar e comentar a respeito do assunto. Marcamos uma reunião amanhã, as 12h, discutiremos o que compreendi a partir da leitura do artigo. 

Percebi que esse artigo é um direcionamento para compreender melhor e aprofundar meus poucos conhecimentos sobre o Burnout, apesar de utilizar alguns termos dos quais não me recordo tão bem (estudo descritivo e correlacional; significância -p-; fator protetor; percentil; R², assuntos que tive na disciplina Epidemiologia Analítica). Há também alguns itens de análise dos dados que desconheço (Tabela de correlações de Pearson, SIG, beta, F).

A pesquisa da qual participo analisa a relação entre os componentes que caracterizam o Burnout (esgotamento emocional, despersonalização e falta de realização pessoal) com as variáveis autoeficácia e percepção de suporte organizacional. Para esclarecer melhor, descreverei a seguir o significado deles:

- Esgotamento profissional: Falta de recursos emocionais próprios e o sentimento de que nada se pode oferecer a outra pessoa (paciente), já não é possível dar mais de si mesmo a nível afetivo. Trata-se de uma experiência de estar emocional e fisicamente esgotado devido ao contato diário mantido com pessoas que são objeto do trabalho.

- Despersonalização: desenvolvimento de sentimentos e atitudes negativas, cínicas e insensíveis para os destinatários dos serviços prestados, os quais são vistos pelos profissionais de forma desumanizada devido a um endurecimento afetivo.

- Falta de realização pessoal: percepção de que as possibilidades de ganho pessoal no trabalho desaparece, o que faz as expectativas pessoais diminuírem e implica em uma auto-avaliação negativa que inclui um retrocesso de si mesmo e dos ganhos pessoais, assim como o sentimento de fracasso e baixa auto-estima.

- Autoeficácia: mecanismo cognitivo baseado nas expectativas e crenças sobre a capacidade que o indivíduo tem de realizar as ações necessárias para obter um efeito determinado. Também é um componente teórico de modificação do comportamento em várias propostas terapêuticas. 

- Percepção de suporte organizacional: refere-se às percepções do trabalhador acerca da qualidade do tratamento que recebe da organização em retribuição ao esforço que despende no trabalho. Essas percepções baseiam-se na freqüência, intensidade e sinceridade das manifestações organizacionais de aprovação, elogio, retribuição material e social ao esforço dos seus recursos humanos.

Apenas os descrevi se tiverem curiosidade em saber mais. ^^ Não é um assunto fácil, necessita de muita leitura (T . T), mas estou muito realizada e contente por participar deste projeto! ^_^ Ofereceu-me uma das minhas maiores conquistas: a bolsa de iniciação científica

Meus esforços não foram em vão, afinal... ^__^ tive que ser paciente, persistente e me empenhar ao máximo para conseguir esta bolsa... como disse Albert Einstein (nem sei se falou isso mesmo -_-): Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso. O sucesso é conseqüência." 

 Ou seja, dêem o seu melhor que serão bem-sucedidos! \o\ 

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