segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Estudando para prova de MAD3, com qual tipo de memorização?

Em pleno domingo resolvi estudar para a prova de MAD3 (Parasitologia). Comecei a fazer uns esquemas com o ciclo biológico dos parasitas. ^^

Tentei deixar o mais organizado possível, mas de acordo com meu irmão, ficou bem desorganizado. (- _ -)' Pelo menos, entendo o que escrevi. o_o'

Já decorei o ciclo biológico da malária, falta o de outras 11 doenças. ^_^ Como conheço bem a didática da minha professora, sei o que ela cobrará na prova. ^^

O próprio estudo dirigido sobre Hidatidose indica como será a avaliação dela. O lado bom é que decorei uma boa quantidade de agentes etiológicos de muitas doenças durante o Ensino Médio, então não precisarei me preocupar com isso. u.u'

Não me venham dizer que estou estudando de última hora, até que sempre estudei assim. T_T" Minha memória é do tipo fotográfica, então quanto mais eu desenho ou observo uma figura, melhor irei guardar. Para quem tem essa memória, o ideal é estudar por meio de ilustrações ou leituras informativas, scanning ou skimming, pois temos uma ótima capacidade de compreender e guardar diversos conteúdos, contudo sempre há controvérsias.

Minha memória é falha quando necessito relembrar perfeitamente de todos os detalhes da figura e da localização da palavra, por isso que não consigo absorver tudo que vejo. u.u Em compensação, recordo bem a página em que li determinado assunto e/ou o tipo de figura que continha nela. A quantidade de informação que apreendo depende do quanto me esforço e gosto da matéria, minhas notas variam desde 5,0 a 8,9, nunca abaixo da média.

Ao contrário de muitos, consigo relembrar por vários anos sobre o conteúdo. Isso de certo modo é positivo, todavia também tem um lado negativo. Por exemplo, estudei durante uma semana toda antes da prova de ATV1 no final de 2008 (Biologia Molecular e Celular) a respeito de biologia celular (organelas membranosas -retículo endoplasmático, lisossomos, aparato golgeano,etc. -, citoesqueleto, apoptose) e relembro até hoje a função delas e tudo mais. ^_^ O fato de recordar esse conteúdo me ajudou a compreender parte da disciplina de MAD1 no final de 2009 (Imunologia + Patologia Geral) e 2010 (na monitoria). Entretanto, também lembro de coisas meio irrelevantes, como um diálogo do meu curso de inglês, na quinta série (2000), que é assim (não lembro da página, mas sei que está localizado no Book 3, na página à direita):
- Good morning.
- Good morning. Two for breakfeast?
- Yes, please. Can we take this table?
- Sorry, this section is closed. Is the table overthere all right with you?
- Just fine.
-Coffee or tea?
- Coffee please. I also want (escolher um dos itens da próxima página) scrambled eggs with hen.
(...)

Ainda tem uma continuação e felizmente a esqueci. _ _" Para complementar, também relembro do trecho inicial da minha apresentação final que falei sobre mangá no mesmo curso de inglês na oitava série (2003):
"Between 1814 and 1849 the Japanese artist Katsushita Hokusai was known in the whole world through his xillographs, Ukio-ê."

Este é o problema de rever muitas vezes a mesma coisa, no meu caso! ^^" Elas acabam se tornando uma memória definitiva. Por isso que quando estou inspirada e motivada, guardo muitos assuntos lidos. ^_^v

(Peço, com veemência, que algo ou alguém devolva minha inspiração e motivação para estudar. ._.)

Nenhum comentário: